Pois já me sei orientar,
A caminhada irei prosseguir
E um rumo encontar!!!
A nossa sociedade mudou a família, a criança, o aluno e a escola. As mudanças tecnológicas mudaram as formas de brincar. As crianças deixaram de brincar na rua, jogar bola e passaram a jogar computador, ignorando o sol e a “liberdade”. Devido a tanta mudança nós escolhemos este tema que trata sobre a importância do brincar para o desenvolvimento da criança. O brincar contribui para o processo de socialização das crianças, oferecendo-lhes oportunidades de realizar actividades colectivas livremente, além de ter efeitos positivos para o processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de habilidades básicas e aquisição de novos conhecimentos.
Se todos nós gostamos de brincar e as crianças ainda mais. Aqui deixamos um jogo que, na nossa infância, todos nós nos divertimos:
1,2,3, macaquinho Chinês
Jogam oito ou mais crianças, num espaço que tenha parede ou muro, embora estes possam ser substituídos por um risco desenhado no chão.
Uma criança, o “macaquinho chinês, posiciona-se junto ao muro, virada para a parede, e de costas para as outras, que estão colocadas lado a lado, a cerca de dez metros ou mais.
O macaquinho chinês bate com as mãos na parede dizendo: “Um, dois, três, macaquinho chinês”.Enquanto este diz a frase, os outros avançam na direcção da parede. Mal o macaquinho chinês termina a frase volta-se imediatamente para os outros, tentando ver alguém a mexer-se. Quem for visto a mexer-se volta para trás até à linha de partida.
Assim, as crianças só podem avançar quando o macaquinho chinês diz a frase, pois ele pode fingir voltar-se para a parede e olhar para trás, a ver se apanha alguém a mexer-se.A primeira criança que chegar à parede será o próximo macaquinho chinês.
Neste ano lectivo, foi-nos proposta a realização de uma WebQuest na disciplina de TICE.
A noção de WebQuest inicialmente era vaga, mas a informação fornecida pela professora contribuiu para o esclarecimento acerca do assunto.
A WebQuest consiste numa página que fornece informação sobre diversos temas do interesse, adequado á idade das crianças, onde estas podem adquirir conhecimentos vários e podem participar nas actividades propostas.
Para realizar a WebQuest, o Google possui uma pagina que e o Google Page Creator, que permite a estruturação e publicação da WebQuest
E uma pagina bastante acessível e fácil de utilizar.
Para melhor percepção do que é uma WebQuest deixamos aqui alguns exemplos que podem consultar:
-http://tice.grupo1.googlepages.com/
-http://tice.grupo2.googlepages.com/
-http://tice.grupo5.googlepages.com/
-http://tice.grupo9.googlepages.com/