quarta-feira, 11 de junho de 2008

Como as comunidades virtuais de prática e de aprendizagem podem transformar a nossa concepção de educação

Para iniciarmos uma reflexão sobre este tema, temos que de forma geral definirmos o termo comunidade. A comunidade é um conjunto de pessoas que são regidas por um conjunto de obrigações comuns e recíprocas, deste modo, uma comunidade tem como função a partilha de experiencias e de formas de vida. As comunidades virtuais são resultado de uma prática continuada, logo até antes as tecnologias de comunicação passaram a permitir um grande número de utilizadores, que são anteriores ao desenvolvimento da Internet.
Neste tema existe uma concepção que inter-relaciona as comunidades, a prática e a aprendizagem, com o objectivo de ficarem unidas.
Para Hunter, comunidade é: “ uma comunidade virtual é definida como um grupo de pessoas que interagem entre si, aprendendo com o trabalho das outras e proporcionando recursos de conhecimento e informação ao grupo, em relação a temas sobre os quais há acordo de interesse mútuo.”
O tema em reflexão é um potencial de operações em contextos educativos e em contextos de vida quotidiana e de trabalho. Em relação ao interesse para as teorias da educação, existe uma grande mudança no conceito de aprendizagem, por isso, os mecanismos conscientes que os professores utilizam para influenciar os alunos aparecem enfraquecidos numa interacção mais complexa e com menos regras.

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