quarta-feira, 25 de junho de 2008

"Papão Peludo"

O "Papão Peludo" é uma história que descreve o desejo de uma criança chamada Bruno em ter um bom sonho.
Ouve e diverte-te!!

Uma aventura com uma camara escura na "Escuela viva de santibanez"

Esta aventura teve como objectivo mostrar o outro lado da fotografia.
As crianças actualmente só conhecem a câmara digital e desconhecem como este processo se realizava antigamente . Através do site abaixo abaixo referido vão poder conhecer todo o processo que se realizou numa escola em Espanha.

http://www.escuelasantibanez.blogspot.com/

Auto ajuda para ciança


Títulos como “Quando acontecem coisas más” ou “Uma Ajuda Para Enfrentar o Medo” fazem parte da curiosa colecção de Auto-Ajuda para Crianças da Paulina Editora coordenada cientificamente por Maria Emília Nabuco, doutorara pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Londres. A colecção conta com 18 livros ilustrados que abordam, numa linguagem específica para crianças, temas muitas vezes delicados para os adultos, entre os quais, a perda de um ente querido, o divórcio dos pais, o nascimento de um irmão, como enfrentar o medo ou perceber as guerras. “Cada um destes títulos pretende levar a criança a enfrentar os desafios da vida com mais segurança. É urgente transformar medos e preocupações em confiança e paz. Falta-nos a nós adultos e às crianças segurança, optimismo e alegria de viver”. Salienta Maria Emília Nabuco.


Colecção AUTO-AJUDA PARA CRIANÇAS:
1. Uma ajuda para enfrentar o medo
2. Quando a mãe e o pai se divorciam
3. Estar triste não é mau
4. Saber estar zangado
5. Como sair de uma grande confusão
6. Respeitar - Ousar ser justo e Partilhar
7. Feliz por ser quem sou!
8. Errado certo e ficar Liberto
9. Deus é meu amigo
10. Quando acontecem coisas más
11. Perdoar faz bem ao coração
12. Quando um dos avós morre
13. Ser um bom desportista
14. A família em primeiro lugar
15. Aprender a ser um bom amigo
16. Andar na escola é «fixe»!
17. Sê a «estrela» que és!
18. Vem aí um bebé!

terça-feira, 24 de junho de 2008

Chegou o sol :)

Chegou o bom tempo, com muito sol e em conjunto com este a praia e as piscinas também :)

Para aproveitares bem esta época tens de ter em conta alguns perigos que podes correr, e tentar ao máximo evita-los.


Nesta época são muito frequentes os queimaduras solares, as desidratações assim como outros problemas criados pelo sol e pelo calor.


Assim é importante te protegeres, bebendo bastante água durante todo o dia, evitar a exposição ao sol durante as 12h e as 16h, antes 30 minutos de ires para a praia, chega protector solar, e repete este procedimento de duas em duas horas, tenta usar sempre um chapéu e uns óculos de sol protegeres os teus olhos dos raios solares. é importante também usares roupas largas e claras para manteres uma boa circulação sanguínea e para não teres tanto calor.


Deixamos-te assim então bons conselhos para aproveitares as tuas ferias ao máximo.

sábado, 21 de junho de 2008

Bullying

O Bullying é uma prática que infelizmente tem sido cada vez mais utilizada na escola/universidade e até mesmo e, locais de trabalho. É um termo utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, normalmente intencionais e repetitivos. Podem se praticados individualmente, sendo estes designados por “valentões” como em grupo com o objectivo de intimidar ou agredir outro individuo, ou até mesmo um grupo que são incapazes de se defenderem. O bullying tem como consequência o isolamento social da vítima devido ao espalhar de comentários, ao criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc).
Em suma, o bullying é um problema que todos temos de ter em atenção e denunciar os casos possíveis, pois muitas vezes a vítima não tem coragem de o fazer devido às represálias.
Não deixe passar esta prática em branco, é difícil de ultrapassar e pode provocar danos irreversíveis, principalmente se for em criança!!


Brincadeiras de criança

A nossa sociedade mudou a família, a criança, o aluno e a escola. As mudanças tecnológicas mudaram as formas de brincar. As crianças deixaram de brincar na rua, jogar bola e passaram a jogar computador, ignorando o sol e a “liberdade”. Devido a tanta mudança nós escolhemos este tema que trata sobre a importância do brincar para o desenvolvimento da criança. O brincar contribui para o processo de socialização das crianças, oferecendo-lhes oportunidades de realizar actividades colectivas livremente, além de ter efeitos positivos para o processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de habilidades básicas e aquisição de novos conhecimentos.


Se todos nós gostamos de brincar e as crianças ainda mais. Aqui deixamos um jogo que, na nossa infância, todos nós nos divertimos:


1,2,3, macaquinho Chinês


Jogam oito ou mais crianças, num espaço que tenha parede ou muro, embora estes possam ser substituídos por um risco desenhado no chão.
Uma criança, o “macaquinho chinês, posiciona-se junto ao muro, virada para a parede, e de costas para as outras, que estão colocadas lado a lado, a cerca de dez metros ou mais.

O macaquinho chinês bate com as mãos na parede dizendo: “Um, dois, três, macaquinho chinês”.Enquanto este diz a frase, os outros avançam na direcção da parede. Mal o macaquinho chinês termina a frase volta-se imediatamente para os outros, tentando ver alguém a mexer-se. Quem for visto a mexer-se volta para trás até à linha de partida.

Assim, as crianças só podem avançar quando o macaquinho chinês diz a frase, pois ele pode fingir voltar-se para a parede e olhar para trás, a ver se apanha alguém a mexer-se.A primeira criança que chegar à parede será o próximo macaquinho chinês.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Pesquisar

Pesquisar

Pesquisar é entrar
Na vida dos livros,
Em vidas vividas
Por reis e rainhas,
Em vidas vividas
Por bichos e plantas...
Pesquisar é entrar
Na vida real,
Na vida vivida
Por todos nós.
E quanto mais pesquisamos,
Mais curiosos ficamos,
Porque a pesquisa
Nos encanta e nos fascina,
Porque é da vida real
Que se criam os sonhos...
Pesquisar é entrar
Na vida dos bichos,
Na vida das plantas,
Na vida de rios e mares,
Procurando em cada canto
Um pequeno encanto.
E quanto mais pesquisamos
Mais percebemos que a vida
É cheia de cantos
E encantos secretos.
Na verdade é pesquisando
Que aprendemos
O quão imenso é
o nosso universo.



Autoria de Berenice Gehlen Adams

A Importância do Recreio nas Escolas

Ir à escola, brincar, descansar, receber carinho, crescer com saúde... Esses e muitos outros são direitos das crianças que todo mundo deve respeitar.
A infância é uma época especial da nossa vida, a criança necessita muito de brincar logo a liberdade é muito importante para crianças porque através dessa liberdade as crianças conseguem descobrir muitas coisas sozinhas.
Mas hoje em dia as crianças nas escolas sentem mais a necessidade de brincar porque são menos livres em relação alguns anos atrás, passam mais tempo na escola pressas. Por isso, na nossa opinião as crianças nas escolas deveriam ter as aulas mais ligadas ao espaço exterior e ainda mais tempo para estarem a brincar no recreio sem regras.



Conselhos Verdes

Cuida das zonas verdes, em geral. É um espaço que ajuda a purificar o ar, amortece o ruído urbano, e dá abrigo às aves e permite a ti desfrutares da natureza.

Coloca o lixo no devido local. Para manter a rua limpa deves colocar o lixo sempre nos locais apropriados.

Não atirar desperdícios do carro ou autocarros. Além de sujar, podem provocar acidentes.

Habitua-te a separar e reciclar. Deves colocar o lixo nos contentores de reciclagem que estão à tua disposição para recolher o vidro, papel e plásticos.

As pilhas devem ser depositadas no pilhão. Verifica se na tua escola existe um lugar para depositar as pilhas usadas e, se não houver, podes propor ao professor.

Poupa papel utilizando os dois lados da folha. É uma boa forma de evitar o abate das árvores.

Deves poupar água. É um recurso muito importante e tens de poupa-lo, para isso deves fechar as torneiras quando lavas os dentes e tomas banho.

Respeita as indicações dos cartazes. Sempre que visites parques naturais ou estejas a passear deves respeitar todos os cartazes que te impõem regras.

Devido ao aumento da poluição. todos nos devemos contribuir para a sua diminuição.


Ninguém melhor que as crianças para fazer e mudar mentalidades, pois como se costuma dizer, De pequenino se torce o pepino.


Fonte: Revista Educadores de infância, nº 26,Junho 2007, Ediba

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Como explicar a sexualidade na infância

As crianças, à medida que vão crescendo começam a interessar-se sobre assuntos que muitas vezes os pais não encontram facilmente resposta.
Uma das primeiras questões que as crianças colocam aos pais envolvendo o tema sexualidade é, por exemplo, com se fazem os bebés. Para tal resposta nos encontramos um vídeo na Internet que pode ajuda-los a perceber isso e muito mais.


A importância dos animais de estimação

Hoje em dia as crianças estão muito ligadas ao mundo da Internet, o que contribui, por vezes, a um maior isolamento, daí que há certos valores que devem ser estimulados, principalmente na fase de sociabilização da criança como o convívio e o respeito pelos animais.
Ter um animal de estimação é muito enriquecedor porque as crianças ao observarem o comportamento, o acto de acariciar um cão ou um gato traz experiências, que estimulam os sentidos da criança e contribui para o interesse pelas necessidades dos animais como alimentação, hábitos de asseio, a actividade lúdica e principalmente a ligação entre eles, pois os animais estão sempre do seu lado, contribuindo para a sua felicidade e alegria.
A criança ao estabelecer este contacto com os animais vai ter repercussões no seu dia-a-dia, pois melhora a capacidade de concentração, o desenvolvimento do tacto e da coordenação motora, o sentido de responsabilidade, cuidados de higiene, e o maior benefício que é a brincadeira ou seja a actividade lúdica.
Em suma, brincar com um cão provoca gargalhadas que nunca esquecemos na vida. O abano de cauda, as lambidas e a gratidão de um cão são valores que devem se passados para nossos filhos.

GIL VICENTE- biografia e teatro

Para a disciplina de Estudos Literários foi-nos proposto a realização de um trabalho, do qual escolhemos o dramaturgo Gil Vicente. Deste modo achamos conveniente fazer uso dos novos conhecimentos adquiridos na disciplina de TICE, realizando assim um podcast que vocês podem ver, aqui no nosso blog.


O Conto da Sandes!

Este video consite numa aventura de uma sandes que tem como objectivo explicar de uma forma divertida e simples, adequada às crianças a digestão dos alimentos que ingerimos no dia-a-dia.

Tu também podes entrar nesta aventura!


Para isso basta entrar nosso blog ou então aceder à nossa página no Podmatic:

http://ticegrupo1.podomatic.com/


quarta-feira, 11 de junho de 2008

Boas Maneiras na sala de aula!!!

De uma forma mais descontraída de ensinar às crianças as boas maneiras dentro de uma sala de aula, pode ser através de um poema:

Se a porta estiver fechada
Eu bato antes de entrar.
Espero que me autorizem
e então posso passar.

Não interrompo de repente
nenhuma conversação.
Primeiro peço licença
e espero a aprovação.

É que é um bom costume
pedir sempre permissão.
E responder com bons modos.
Vais ver que tenho razão!


Isto é ter o passaporte
Da gentil amabilidade.
E um sinal de respeito,
simpatia e amizade.

Com licença, posso entrar?
Com licença, posso usar?
Por favor… peço desculpa!
Licença… para acabar.

Como as comunidades virtuais de prática e de aprendizagem podem transformar a nossa concepção de educação

Para iniciarmos uma reflexão sobre este tema, temos que de forma geral definirmos o termo comunidade. A comunidade é um conjunto de pessoas que são regidas por um conjunto de obrigações comuns e recíprocas, deste modo, uma comunidade tem como função a partilha de experiencias e de formas de vida. As comunidades virtuais são resultado de uma prática continuada, logo até antes as tecnologias de comunicação passaram a permitir um grande número de utilizadores, que são anteriores ao desenvolvimento da Internet.
Neste tema existe uma concepção que inter-relaciona as comunidades, a prática e a aprendizagem, com o objectivo de ficarem unidas.
Para Hunter, comunidade é: “ uma comunidade virtual é definida como um grupo de pessoas que interagem entre si, aprendendo com o trabalho das outras e proporcionando recursos de conhecimento e informação ao grupo, em relação a temas sobre os quais há acordo de interesse mútuo.”
O tema em reflexão é um potencial de operações em contextos educativos e em contextos de vida quotidiana e de trabalho. Em relação ao interesse para as teorias da educação, existe uma grande mudança no conceito de aprendizagem, por isso, os mecanismos conscientes que os professores utilizam para influenciar os alunos aparecem enfraquecidos numa interacção mais complexa e com menos regras.